sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Paixão e Mentiras












Um adolescente muito querido andou me confessando que ele e a namoradinha tiveram que mentir para os pais recentemente e que isso tem se tornado freqüente... E explicou: é que eles não aceitariam, não permitiriam e muito menos nos compreenderiam.

Daí fiquei pensando: é verdade, a paixão é aliada da mentira, e feliz ou infelizmente tem que ser assim. E aqui me lembro da celebre frase de Pascal quando disse que "O coração tem suas razões, que a própria razão desconhece".  Se nossa própria razão desconhece algumas razões do nosso coração, imagine quem não tem razão nenhuma para compreender isso em 

Mas atire a primeira pedra quem nunca foi surpreendido por uma paixonite aguda! Não tem como fugir, do guri (a jovem, a titia) à vovó, todo mundo já foi contaminado por esse vírus. E não pense que isso não volta, ah volta... e não respeita a idade... Foi por isso que o poeta Martinho da Vila, ao ser proibido de ver seu amor já inquiria sua mãe dizendo: “eu vou perguntar, eu vou perguntar a ela se ela nunca namorou”. 

Perdoemos as mentiras dos apaixonados! Não dá pra ser super sincero quando se está vivendo em orbita devaneando em pensamentos e suspiros. É impossível falar a mesma língua dos outros mortais. Na paixão usa-se dialetos.

O raciocínio oscila entre lentidão e pressa nas construções do pensamento, não dá pra acompanhar esse ritmo.  Não cobre sua atenção, concentração, muito menos produtividade. Como você vai cobrar algo de alguém que está sem estar, e que ao mesmo tempo se torna um ser onipresente que teletransporta-se em milésimos de segundos para lugares mil?
Sendo assim a falta de verdade não é fruto de um caráter duvidoso e/ou anti-ético, não; o fato é que o mundo do apaixonado é incompatível com os outros mundos, com isso fica difícil haver uma comunicação compreensível e acessível.

Quer uma dica?

Apaixone-se!

Apaixone-se por alguém, pelo que você faz, por algum lugar, por um hoby, pela vida... Sobretudo apaixone-se pelo Deus poeta autor de tudo... Seja como for, não deixe a frieza das circunstâncias da vida transformar você em uma pessoa cínica às delícias da mesma, pelo contrário, permita incrustar-se como a pérola que derrama sua beleza diante das asperezas dos seus algozes. 

Garanto pra você; assim sua jornada será cheia de surpresas e recomeços. Sempre!!!

Léo Dias.

2 comentários:

  1. Grande texto amigo Leo...

    Bem aventurados, felizes são aqueles que amam e são amados, bem aventurados aqueles que passaram pela experiência mística do encontro, de encontrar em meio a milhares de pessoas aquela que é diferente de todas as outras, aquela que te tira suspiros com um único olhar, aquela que faz momentos simples e banais se tornarem momentos inesquecíveis e talvez os mais importantes de sua vida. Aquela que a simples presença faz o seu dia valer a pena, que com um sorriso faz seu coração acelerar e você perder momentaneamente as forças, aquela que o simples estar junto faz você ficar besta e fazer e dizer coisas que acreditava que nunca faria ou diria...
    Uma coisa dessas deveria ser respeitada como acontecimento sagrado, tinha que estar escrito nos dez mandamentos que é proibido qualquer tipo de atitude ou ação que iniba, atrapalhe ou destrua uma coisa dessas...

    ResponderExcluir
  2. Bem aventurado sois vós... Sabes de fato o q é isso..
    Ei, tô com muito saudade dos seus textos, ainda mais dos bate-papos.

    xero meu lindo!

    ResponderExcluir

Web Analytics