quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Qualidade de vida

Apesar de reconhecer seus benefícios, confesso que não sou um fã de carteirinha de acordar cedo para fazer exercícios, mas eu fui pra cama com essa idéia fixa na cabeça, creio que devido ao fato de não ter conseguido ir à academia.

A noite já havia sido maravilhosa, curtir uma de segurador de vela para um casal de amigos especiais que estavam em lua de mel por aqui, Rodnei e Ábia. Vivi um daqueles “momentos” que citei no ultimo post..

Pela manhã sonhei que um amigo me avisava que estaria correndo bem cedo na praia, dei um pulo do sonho pra realidade, e com certeza essa atitude não partiu só de uma necessidade física ou estética, meu ser parecia pedir por aquilo, era como se pressentisse algo. 

O sol nascia por trás dos coqueiros da ilha da saudade escondendo-se timidamente em uma nuvem cortinada, gerando um nível de calor muitíssimo agradável. Após correr por vinte minutos na areia fofa, passei pra areia mais dura pra percorrer mais vinte; foi quando após cinco minutinhos de um leve chuvisco, apareceu atrás das montanhas um gigantesco e intenso arco-íris, banhando-me de diversidade e enchendo minha alma de gozo.

Já havia presenciado inúmeros arco-íris, mas nada parecido com aquele, a vontade que dava era de atravessar a montanha e ir à fonte daquele gigante colorido para apanhar as guloseimas que meus livros infantis afirmavam existir lá.   

Não demorou pra eu perceber que ganhei muito mais que guloseimas, a sensação que percorria meu ser era sem igual. Foi aí que me lembrei o que uma amiga havia me falado ao telefone na noite anterior, era como se ouvisse a voz dela dizendo: “eu quero é estar bem Léo, isso que me importa!” Daí pensei, deve ser isso que chamam de qualidade de vida e saúde integral, aquela máxima, “mente sã, corpo são”, pois era como se naquele exato momento eu estivesse preparado para tudo, da dor ao prazer.

A impressão foi de estar pronto para acolher a saudade sem dor, e sim como um atributo do tamanho do valor de quem se foi ou está longe, e seu significado na minha história. De ressignificar os traumas com leveza, de canalizar as frustrações relacionais para um amadurecimento e otimismo para as próximas e mesmo às antigas. Até mesmo de encarar a realidade do risco iminente da morte, vivendo e muitooo!

Então aqui vai uma receita básica, sem necessariamente precisar ser rigorosamente na mesma ordem; escolha alguns dias para acordar bem cedinho e se exercitar em um lugar que lhe dá prazer, passe mais tempo com pessoas que lhe fazem bem e estimulam suas melhores virtudes, leia bons livros, aqueles que lhe deixam em órbita viajando de um lugar para o outro, cuide bem da alimentação, perca a linha de vez em quando e faça sexo regularmente, essa ultima é imprescindível para o sucesso do todo. rsrs...

Acima de tudo, deixe seu senso de espiritualidade perpassar todas essas experiências, afinal de contas, nEle vivemos, nos movemos e existimos.

Léo Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics