sexta-feira, 10 de junho de 2011

Relacionamento: Arte de Lembrar e Esquecer - Parte 1

 O acontecimento milagroso de Jesus em um casamento marca o início de suas ações miraculosas, e, constantemente nos lembramos dele quando estamos diante de tal acontecimento. A Bíblia nos desafia a sempre nos lembrarmos dos atos do passado para trazer luz aos acontecimentos do presente, confesso que gosto muito dessa face bíblica. Lembro-me agora da celebre frase de Jesus ao celebrar a ceia; Fazei isto em memória de mim, ou seja, lembrem-se.

Lembre-se também que Jesus foi um dos convidados para esta festa. E ele não somente se divertiu com os noivos, mas, foi fundamental na manutenção da relação, ou seja, se vocês convidarem Jesus para a festa de casamento de vocês, digo a relação, ele estará disposto a transformar novamente a água em vinho quando necessário para que esta festa não acabe. 

No casamento, ou na relação, o processo não deve ser diferente. Posso imaginar as sagradas escrituras da vida dizendo para dois que se amam; lembrem-se. Lembrem-se do dia em que se conheceram; lembrem-se do dia em que descobriram que havia um pouco mais em vocês dois do que somente amizade; lembrem-se do primeiro beijo; da primeira saidinha; lembrem-se da primeira declaração de amor; lembrem-se da primeira promessa; lembrem-se dos momentos que passaram juntos; lembrem-se do olhar que disse o que um significava para o outro; lembrem-se um do outro; Esta aí o primeiro desafio. 

Abro um parêntese para falar sobre o olhar. Segundo Ruben Alves, nós “amamos uma pessoa não pela beleza que existe nela, e sim pela beleza nossa que aparece refletida nos olhos dela” (Rubem Alves).

Gosto de contar casos, que é um jeito de dar aos outros pedaços da minha vida que o tempo já matou e enterrou, mas que a maga memória faz ressuscitar. Disse Adélia Prado: Aquilo que a memória amou fica eterno, e eu não me canso de repetir. A memória é a presença da eternidade em mim. 

Ainda falando de memória, certo homem na Bíblia disse que é nela que moram os segredos da vida e da morte. O povo de Israel é conhecido como um povo que anda pra frente, mas olhando para trás, pois eles não cansavam de repetir; O Deus que nos tirou da terra do Egito, da terra da escravidão; O Deus de Abraão, Isaque e Jacó; O Deus que fez... Tudo isso, nada mais é do que lembrar-se para seguir adiante.

Enfim, o desafio de lembrar-se esta diante de nossos olhos, da vida, do relacionamento, enfim, de tudo. Lembrem-se, lembrem-se, e lembrem-se. rsrsrsrs

[Continua...]

Jefinho Silva

2 comentários:

  1. Belo texto! Convite à lembrança dos momentos eternos... Gosto muito da imagem da ceia, ritual atropofágico onde comemos a carne e o sangue de Cristo. Acho que isso também acontece nas relações, comemos a carne e o sangue das pessoas que convivemos e elas se tornam parte das nossas entranhas, e deste modo nos transformam para sempre, com maior ou menor profundidade...
    Xêro!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm quem é esse Jefinho Silva??? Powww tirou onda... Gostei muito... Nossos momentos belos devem ser sacralizados e eternizados em nossa memória... quem tem bons olhos facilmente descobrirá os belos momentos e transformarão em momentos eternos que sempre retornarão...

    ResponderExcluir

Web Analytics