segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Louvor do Solista

Há poucos dias atrás vivi duas experiências extremamente antagônicas acerca da oportunidade de interagir com Deus através do louvor. Sei que a palavra louvor tem uma dimensão muito maior do que a igreja a reduziu. Quando falamos de louvar a primeira coisa que vem a nossa mente é estar entre quatro paredes numa noite de domingo cantando pra Deus, o que eu acredito estar incluso nessa experiência, mas não ser o único meio de fazê-lo. Penso que louvar é acessar a Deus na multiformidade de suas expressões na vida; onde o “vejo”, o sinto e o percebo esta é minha experiência de louvor. 

Já há algum tempo ando decepcionado com a liturgia de nossas igrejas evangélicas, participei de um culto onde o grupo musical tentava de todas as formas animar e sensibilizar os fiéis presentes, os apelos iam se intensificando diante da frieza da platéia que não reagia ao animador de palco, talvez por lhe faltar carisma. Houve um momento interessante quando o microfone falhou durante uma música inteirinha e os espectadores do culto ficaram olhando pro semblante frustrado do cantor. Pensei em meu coração, meu Deus será isso mesmo prestar um culto a Ti? Saí daquele ambiente com o coração entristecido por perceber que nossos momentos de celebração coletiva se dissolveram em momentos vazios, carregados de sensacionalismo e abuso de manipulação de consciências através de técnicas que alienam psico-emocionalmente o indivíduo roubando-lhe a capacidade de ser autônomo na busca de experimentar Deus em suas diversas possibilidades, suprimindo assim qualquer meio de transcender. Pra não me desesperar de vez Deus me deu a oportunidade de passar bons momentos com um amigo, o que já é uma boa experiência de louvor, mas não ficou por aí, tive a alegria de assistir na casa dele O Solista (filme baseado em fatos reais); que experiência extraordinária! Conta a história de um escrisofenico tocador de violoncelo que vive nas ruas e é conhecido por um jornalista que procurava uma boa história para sua coluna que não ia nada bem. O que me chamou a atenção era como esse rapaz interagia simultaneamente com a música e a vida de forma sagrada. A  primeira vez que ele pegou o violoncelo após anos que não o tocava ele mergulhou na melodia da música a ponto de experimentar o chamado sentimento oceânico, flutuar sem sair do lugar, e o jornalista foi junto com ele ao fechar os olhos e deixar aquela atmosfera divina o envolver.

Quando ele tocava as músicas de artistas conhecidos e renomados ele tinha a capacidade de trazê-los de volta a história e interagir com eles, conseguia vê-los sentados numa simples janela de um velho apartamento.  Assistindo esse filme também fui envolvido de tal maneira que senti a presença de Deus comigo e era como se meu corpo estivesse leve, a experiência que não tive no “culto” naquela igreja, vivi recostado numa poltrona frente uma TV, numa dessas tardes silenciosamente normais; foi então que eu sussurrei: meu Deus eu quero louvá-lo assim, como Nathaniel Anthony Ayers Jr... Livre-me da religiosidade oca, dos mantras triunfalista, da pretensão de poder, da alienação espiritual e principalmente do desperdício de oportunidades de te experimentar na diversidade da vida com suas cores, dores e alegrias. Quero percebê-lo como nunca o percebi, quero vê-lo onde nunca imaginei que pudesse ver, quero senti-lo além do que minha mente limitado já me permitiu sentir.

Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. (Sl 51;15,16)

Shalon!!!



4 comentários:

  1. Esse texto fez-me lembrar de uma breve reflexão que estava fazendo sobre a experiência da Mulher Samaritana nosso Mestre. Nessa reflexão fui atraido por algumas leituras bem interessantes, no que se refere a celebre frase usada nos momentos de cânticos em nossas igrejas: Os verdadeiros adoradores... um escritor disse o seguinte: "Só adoraremos a Deus em Espírito e verdade, quando conhecermos o verdadeiro Deus".
    Infelizmente a experiência de adoração foi reduzida a uma experiência ritualista, enquadrada, repetitiva, alienista, irritante...perdeu a dinâmica do Deus que relaciona-se, pela beleza da diversidade e encantamento.

    ResponderExcluir
  2. Rapazes, vocês estão mexendo em casa de "abelhas exarcebadas" risos!!

    Sabe aquelas abelhas que estão lá com seus zunidos irritante pela falta da harmonia? pois bem, vai o ser pensante (tratando se de maioria, tenho minhas dúvidas)Homos Sapiens e resolve mudar o tom, seja com uma pedrada, uma paulada: aí já viu, corre, corre.

    Pois bem amigos, é assim que fantasio o assunto abordado. Estamos vivendo um evangelho protestante crescente, expansionista, e isso é muito bom do ponto de vista primário, mas do ponto de vista secundário e terciário encontramos falhas de diversas formas e caráter (liturgia e defesa desta. Este crescimento está se dando sem análise, sem reflexão, sem conhecimento teórico e tendo o capitalismo com a cereja do bolo (Malafaia que o diga).

    Me recordo de um artigo que li a alguns anos atrás com o titulo: A igreja ao gosto do freguês. Risos

    Quando entramos em um super mercado quase sempre temos opções, no entanto, os enlatados alimenta o"bem estar" pela rapidez, pelo preço, e o resultado desta inóspita cultura é obesidade, doenças e outros distúrbios...

    Penso que as ovelhas escolhem os seus alimentos a medida do seu cortex cerebral (ovelha tem isso? rsrsr), enquanto muitos pastores (homo sapiens0 dizem sim a essa prática por conta da cereja do bolo.

    "Quem pensa seus males espantam"

    Abraço amigos

    Shalom!!

    Luciano Neves

    ResponderExcluir
  3. Caraca, só tem Kbeção comentando aqui, dá pra juntar os comentários de vcs e fazer bom artigo.
    Sei que posso ser picado por uma dessas abelhas rainhas que estão por aí "protegendo" (sugando)seus rebanhos (ou coméias), mas fazer o que se o mel perdeu a qualidade agora vou tacar pedra mesmo, mas não nas abelhas, e sim em quem está sugando-as, o sistema... rsrsrs me senti o próprio coronel nascimento agora. kkkkkkkkkkkk
    Abração meus brothers!!!

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrsrsrsr,

    Você é uma figura meu pastor.

    Um abração!

    ResponderExcluir

Web Analytics