sábado, 15 de janeiro de 2011

A Borboleta Azul


De vez em sempre, Deus costuma sussurrar poesias aos ouvidos do meu coração. Às vezes através de versos ditos suavemente ao meu interior e outras através da diversidade formidável que ele mesmo burilou; sejam crianças, natureza, animais, insetos (ouço pouca poesia nos adultos) risos... Deus declama suas poesias aos ouvidos e olhos atentos todos os dias. A última experiência que tive de ouvir com os olhos mais uma linda poesia do autor da vida foi através de uma borboleta.

 Recebi a visita de uma linda borboleta azul que sobrevoava a lagoa de frente aqui de casa, a soma da leveza e o brilho me deixaram encantado. Há muitos seres com a feliz capacidade de voar, mas nenhum se compara com a borboleta. Ela consegue mesclar suavidade, alegria, arte; e a delicadeza do seu pouso é indescritível, quase que imperceptível. Contemplando aquele ser deslumbrante desejei muito ter seus atributos. Gostaria de pousar na vida das pessoas sem que elas percebessem, sem impacto, sem atrito. Queria muito ajudá-las a aguçar o senso de contemplação do belo e fazê-las perceber formosuras nunca antes vistas, em lugares inimagináveis.  Como seria bom se eu pudesse como as borboletas, mostrar que também pode haver muita adrenalina e emoção em vôos rasantes e que existem muitos ângulos para se enxergar uma mesma realidade. Apontar possibilidade diante das oscilações da vida, ser expressão da graça cheia de amor do Abba envolvendo-os espontaneamente à essa atmosfera de ternura. 

Bom, mas eu não sou borboleta. Sou gente, e cheio de características de adulto. O que sei mesclar é desastre e desorganização; sou desajeitado, não sei chegar, sou extremamente espaçoso e quando saiu é esbarrando nas coisas e nas pessoas. As pouquíssimas qualidades que tenho de borboleta, uso de forma egocêntrica para me promover e alcançar objetivos egoístas e sórdidos. Não sei passar pela vida dos outros com suavidade sem deixar marcas que se contrastam entre boas e ruins. Não me faz bem a possibilidade de ser lembrança doída de ninguém.   

A minha alegria e esperança é saber que sou moldável e posso aprender com as borboletas que passam pela minha vida. Ao pensar nas características delas foi inevitável não se lembrar do carpinteiro de Nazaré, sua vida traz ao meu coração uma agradável expectativa; um dia poderei ser como aquela borboleta azul.  Enquanto isso vou seguindo nas minhas desajeitadas aulas de vôo para iniciante. Cuidadoooo!!! rsrsrs.

10 comentários:

  1. As borboletas encantam sim! Muito legal parar para observa-las, sem dúvida saimos humanos melhores e vamos aprendendo aos poucos a voar!:)Parabéns pelo texto e observações!

    ResponderExcluir
  2. Onde tem aulas de vôo para iniciantes, quero fazer tbm!!!!rsrsrs
    Mais uma vez, Parabénsss!

    ResponderExcluir
  3. Sei de qual borboleta azul estás falando...
    Ela realmente é bela...
    Tive a graça de vê-la no mesmo lago do qual falaste.

    ResponderExcluir
  4. Borboletando por aí. . . encontrei vc com essa borboleta azul borbolaiando por aqui!!! rsss

    Que os deuses-borboleta sempre guiem seu caminho ao eterno retorno de si!!! Um cheiro!!

    ResponderExcluir
  5. Grande amigo Leo, Cada vez melhor passar por aqui... As borboletas estão por aí sempre nos desafiando com seu jeito de ser q encanta...
    Quem ta te ensinando a voar amigo?? Manda passar por aqui... ando precisando dessas aulas.

    ResponderExcluir
  6. ...Leo querido,

    PASSA UMA BORBOLETA
    (do "Guardador de Rebanhos"
    Alberto Caeiro)

    Passa uma borboleta por
    diante de mim
    E pela primeira vez
    no Universo eu reparo
    Que as borboletas não
    têm cor nem movimento,
    Assim como as flores
    não têm perfume nem cor.

    A cor é que tem cor nas
    asas da borboleta,
    No movimento da borboleta
    o movimento é que se move,
    O perfume é que tem perfume
    no perfume da flor.

    A borboleta é apenas
    borboleta
    E a flor é apenas flor.

    muitos bjs, alma linda!

    ResponderExcluir
  7. "A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose." [Rubem Alves]

    ResponderExcluir
  8. Ainda me lembro de um dia, eu ainda morava no Morro e as coisas não dabam certo, que eu vim de Valença viajando no barco, pensando se quer ficar lá e não levar as minhas coisas e voltar .... Eu estava pensando isso quando eu vi a borboleta, era laranja, bela, suave e muito feminina, mas ela brincava com as ondas vieram e cercaram-me e voltaba a brincar com as ondas... e eu pensei, é que ningein faz viajem sozinho, ai pos observar que havia muitas mais coisas para ver e apreciar a minha vida e eu tinha que parar de pensar e voar novamente, jogar e brincar con meus ondas.

    Muito bom seu blog! lembro de voces o tempo todo, do châ da amiçade.. as meninas som meus borboletas que chenan mia vida de lembranças do alegria.
    saudades!

    ResponderExcluir
  9. As borboletas AZUIS são sempre as mais belas... relação perfeita entre a borboleta e a cor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Sempre gostei de borboletas, elas são o símbolo da liberdade, elas são leveza, quem dera nossa alma assim fosse..E o azul, é minha cor preferida, então sou suspeita para elogiar-te, perfeitoo texto Léo. Encanta-me o bailado das borboletas no ar. Visite-me em www.anaconfabulando.blogspot.com. Abraçãaao!

    ResponderExcluir

Web Analytics