terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pitangas de 2010

Sempre costumo comparar momentos da minha vida com o prazer ou des-prazer da degustação de pratos diversos da nossa rica culinária e de frutas deliciosamente suculentas. Lembro-me de ocasiões inesquecíveis que eu saboreei nessas minhas andanças como quem descasca uma manga com os dentes, lambuzando as bochechas e lambendo os dedos sem vergonha de ser feliz. (risos)... Porém de todos os gostos de frutas saborosas, há um que não só representa momentos marcantes como traz em si lições de vida pra mim. Estou falando da pitanga.

Cresci chupando pitangas que roubava no quintal dos vizinhos da minha mãe. Logo cedo descobri que existe uma arte para chupar pitangas, é necessário ter bons olhos e um aguçado olfato para aproveitar ao máximo do delicioso sabor dessa frutinha que mistura magicamente doçura e cítricidade na medida perfeita. Chamo de arte da degustação porque a depender da cor e do cheiro as pitangas variam de sabor, é por essas duas característica que você descobrirá qual a pitanga mais doce de todas; e aqui vai a dica: selecione-as em ordem para que você possa chupar primeiro as mais azedinhas e fechar com a mais deliciosa em sintonia de sabor. Ou você faz isso, ou do contrário terá o desprazer de carregar um gosto amargamente azedo na boca por longos minutos. Lembre-se: Nunca chupe a pitanga mais doce primeiro, isso ta fora de questão.

Finda-se mais um ano, ano este em que experimentamos momentos cítricos, amargos, azedos e doces. Compartilhamos do nosso tempo com pessoas inesquecíveis e pessoas que preferimos nem lembrar, angustiamo-nos com situações fora de controle onde nos percebemos totalmente frágeis e incapazes de qualquer reação; alguns experimentaram dores indizíveis e decepções arrasadoras. Meu convite é para colhermos as pitangas mais vermelhinhas, carnudas e cheirosas nestes últimos dias do ano, estou falando da nossa capacidade de emprestar sentido as coisas, os momentos, as pessoas. Estou falando de ressignificação, de aprendizado, da possibilidade de olhar o mesmo fato de ângulos diferentes e perceber que o que você havia visto e sentido não eram os únicos caminhos de sensações e de pontos de vista.

Nós seres humanos temos essa divina capacidade de enxergarmos além, de compreendermos, de nos refazermos, de resistirmos, suportarmos, levantar a cabeça e seguir adiante, então sigamos... continuemos a caminhada sabendo que apesar de não termos as prerrogativas da existência em nossas mãos temos um coração cheio de fé, mesmo que pequena, porém posta no Abba que nos ama incondicionalmente e nos dá a capacidade de aprendermos com nossos erros, de dar a volta por cima quantas vezes for necessário levantando e sacudindo a poeira. 

 Saber chupar as pitangas certas é saber que às vezes você não pode escolher o que ouve, mas pode escolher o que crer, nem sempre pode escolher os fatos, mas pode escolher as lições, que não dá para apagar a cicatriz, entretanto é possível não sentir mais dor; é ser capaz de enxergar beleza e arte nas imagens em preto e branco. É ter fé no futuro que se consuma no próximo segundo que já está sendo escrito, vivido e pode ser celebrado já.

Nesse caso, desejo a todos um maravilhoso 2010, na esperança de que você olhe pra traz e colha uma deliciosa pitanga do seu jardim, enchendo o coração de graça e alegria pela sua trajetória; pelas cores, amores e dores, faz parte! (risos)... 2011 ta logo ali nos aguardando, ótimas pitangas pra você!!! 

Aos meus amigos pitangas, 

um grande beijo, 

obrigado por este ano!

Léo. 

5 comentários:

  1. Obrigada pelas Pitangas!!!Como borboleta devo prestar bastante atenção no perfume e nas cores das pitangas onde irei pousar e provar das azedas e doces o sabor dinâmico e encantador da vida! Boas dicas, quando for provar das pitangas pretendo segui-las! E crer!!!uM 2011 repleto de beleza azeda-doce!!!

    ResponderExcluir
  2. Não há de que Ana!

    Tenho certeza que estará atenta as belas pitangas que por você passar e vice-versa, mas certeza ainda tenho que como borboleta que és será capaz de provar com habilidade tanto as azedas como as docinhas-azedas, rs...

    Desejo-lhe em 2011 lindas e suculentas pitangas!!!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Lendo seu texto, pude perceber a dinâmica da vida que, às vezes, por circunstâncias diversas, parece ser azeda, e em outros momentos doce como o mel...
    Viva as pitangas, sejam elas doces ou azedas...
    2011 ta chegando e com ele um cesto cheio de pitangas, ou seja, cheio de vida....
    Um xero meu lindo...

    ResponderExcluir
  4. Depois desse post, estou chupando as pitangas mais vermelhinhas e carnudas para fechar meu ano com pitangas de ouro!rsrs
    Muito bom!!!E que em 2011 possamos nos deliciar com mais textos como esse!Amém!
    Abraço Pr. Léo!

    ResponderExcluir
  5. Feliz 2011 meu irmão Léo... E que venham as pitangas, doces e azedas, a vida é isso mesmo, mas de uma coisa estou certo... Sei que vou poder dividi-las, as doces e as amargas, com pessoas queridas, e isso é bom... Que 2011 seja realmente um ano que descansemos num jardim no fim da tarde, para saborear pitangas... A companhia das borboletas sempre são bem vindas... Forte Abraço amigo!!

    ResponderExcluir

Web Analytics