terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Natal: A re-pintura do rosto de Deus

Corram, anunciem para os oito cantos do mundo, O menino nasceu, e pasmem: ele não se parece nem um pouco com o Pai, tem outras cores e odores, seus traços são leves, o contorno do seu rosto tem curvas bem definidas que trazem a tona uma assustadora realidade; quem é o pai dessa criança? Pois ao compararmos o seu semblante com aquele quadro caricaturado na parede daquele que dizem ser o pai dele não vemos se quer pequenas semelhanças. E agora como saberemos quem é o pai dele? Bem que ele parece com aquele moço que está se recuperando do assalto que sofreu uns dias atrás e que foi socorrido por um tal samaritano. Engraçado isso... Ele tem traços de tanta gente! Já reparou como ele lembra bastante aquele cego esmole a beira do caminho? Vixe! Quantos traços marcantes que lembram tanta gente, ta difícil de saber quem é o pai do garoto, vê se ele não lembra o Déi, o Marquinhos, o Messias, o Jefinho, Cássio! Até com o Léo ele se parece. Bom, vamos aproveitar que 05 anos se passaram e deixar que ele mesmo nos diga. Já sei, tive uma grande idéia, vamos dá uma tela, tintas e um pincel a ele, e pedir que desenhe o rosto de seu pai. - Meia hora depois o menino sorrindo mostra sua mais recente obra de arte, e o rosto no quadro era a cara do menino e a cara do menino é a minha, a sua, a do marginalizado, do excluído, do discriminado, a do miserável, a nossa. O menino Emanuel re-pintou o rosto de Deus e nos mostrou que ele pode ser encontrado todos os dias em lugares inimagináveis; esse é o natal de todos os dias, que seja o nosso natal.

Um caloroso abraço natalício a todos!!!                                                                                                 

5 comentários:

  1. Grande Leoooo!!! Belíssimo texto... Olha Léo vc em poucas linhas acabou com o trabalho teológico de 2000 anos, O Magnífico Senhor Doutor Eu-gênio não te ensinou direito... O trabalho teológico tentou fazer exatamente o contrário, fazer o menino ficar parecido com o Pai... E o Pai com o filho... Que o Deus menino, criança sapeca... nos encha de alegrias e graça neste Natal, e os ensine denovo a brincar... Feliz Natal irmão!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!Ele pode parecer comigo!!!:)
    Muito legal a obra de arte que pode refletir diversas imagens e incluir os excluídos!!!Sim! Renasçamos nas re-pinturas!!!Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  3. Que texto magnífico! Que metáfora mais linda vc fez, pra explicar a grande verdade sobre Cristo, ao invés de deixarmos que ele pintasse o rosto de seu pai, nós criamos o retrato e inventamos um pai...Quando nós todos, mas TODOS mesmos, participamos deste nascimento, enfim, deste ser divino que foi e que é Jesus Cristo.Brilhante, Léo!

    ResponderExcluir
  4. Que seja. Deus está em todas as coisas e em todos os lugares, nem seria necessário o dia de anos do filho. Um prazer lê-lo, Leo.
    Bom Natal pra você querido.
    Beijos,
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Poww!!! meu irmão! Este menino é realmente a tua cara... O menino tem a cara da humanidade, engraçado pensar que este menino também se parece que aquele que eu não gosto que me fez mal, kkkkkkkkk, esse é o sentido do Natal e traz esperança e re-conciliação... seu texto tem a cara do menino que tem a cara do todo mundo!

    ResponderExcluir

Web Analytics