sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Qual a terminologia pra isso?












A vida com suas multicores nos proporcionam experiências extraordinárias que de tão intrigantes nos faltam palavras para defini-las, por exemplo: sabe aquele sentimento de saudade de alguém que de tão intenso lhe permite sentir o cheiro do perfume dessa pessoa? E quando você está pensando em alguém e tem a plena certeza que naquele exato momento está sendo correspondido telepaticamente. Ah! E aquela música que foi trilha de um momento inesquecível e que começa a tocar em algum lugar logo após você ter assobiado a mesma despretensiosamente... Já aconteceu com você de estar digitando o número dele(a) que você gostaria de estar perto e essa pessoa te liga antes que você acione a tecla de chamada? Comigo já, na verdade tive a grata surpresa de saber que um torpedo meu se cruzou com o de outra pessoa que eu acabara de pensar. Creio que nem a mais avançada tecnologia esperava tão perfeita sintonia de saudade e carinho. Fiquei a pensar sobre as coisas sobrenaturais que acontecem a partir dessa liberação de fluidos positivos como se fossem elétrons de ternura somatizados pela simultaneidade da ação espontânea em resposta a nostalgia estridente.  É fascinante descobrir como a força da afabilidade de duas ou mais pessoas quando acessada sincronicamente tem a capacidade de suplantar as barreiras de tempo, espaço e qualquer que sejam as diferenças.  Penso que é esse arrebatamento a distancia que nutre grandes amizades que sofrem com o sufocamento da falta de tempo e da “ausência,” que deixa de ser ausência através da meiga presença das boas lembranças e do acolhimento integral do ser do outro, desde suas mais complexas discrepâncias às mais fúteis manifestações infantis de um ingênuo aprendiz. Diante de tanta magnitude é impossível não perceber o quão divino é esse tirocínio e bem-aventurados os que se permitem e se entregam a tal... Tal o que mesmo? Bom é exatamente essa a minha angustia. Que terminologia usar para algo tão sublime? Afinal de contas, qual seria o resultado da equação de uma experiência que soma (+) desejos, divide (÷) momentos, subtrai (-) saudades e multiplica (x) afeto?
Não sei. Você sabe? Quem souber, por favor, me ajude, pois estou atrás dessa palavra que sei como acontece mais não sei como se diz.

Aguardo as sugestões nos comentários...

Bjos!



6 comentários:

  1. Este emaranhado de sentimentos perpassam a essência da existência que projeta o ser para dentro de si mesmo, traz sem dúvida a ternura do amor e da amizade mais sublime e apoteótica. Cara, seu texto é sem dúvida uma manifestação epifânica de alguma coisa, que não sei dizer o que é... mas sei o q é!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso momento quando essas "coincidências" acontecem... Já aconteceu comigo várias vezes... Na verdade, eu chamo essa pessoa de minha Alma Gêmea. Nos momentos cruciais das nossas vidas sempre estávamos em sintonia transcendental... Não sei qual termnologia usar... Mas entendo perfeitamente o sentimento!! Quero mandar um bjo pra Flávia... minha amiga alma gêmea...
    Léo, Obrigada por ter escrito sobre isso... por me fazer lembrar de como é bom saber que temos pessoas que se importam conosco como nos importamos com elas!!! Bjo!!!

    ResponderExcluir
  3. AH, são tantos sentimentos que existem e que ainda as palavras não possuem poder de tradução...Saudade por ex, é verlaculamente nosso, de nosso português...Que coragem a nossa para designar nomenclatura para tal sentimento...\o/
    E há tantos momentos meus e mesmo compartilhados que, de tão fortes e intensos, em sua maioria raros, que não ouso (ainda) buscar nomeação, mas existirá um dia, porque outros sentirão e teremos q identificar.
    Adorei ler/ compartilhar deste tema, já escrevi sobre isso tbm a um tempinho atrás.
    Léo, seu blog e seus textos estão de parabéns!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Léo, muito bom ler esse texto... trouxe-me à memória coisas agradáveis, dessas sem nome... Talvez sem nome pq são maiores que um nome, talvez pq nomes são prisões, qd invocamos um nome para dizer algo novo que sentimos ou que experienciamos esse nome traz consigo toda a sua história de seus usos... Daí os guardiões dos "nomes", os filólgos, dirão que vc na verdade quiz dizer isso e não aquilo, e irão te provar usando uma série de tecnicas que evidenciarão o conteúdo semantico do nome, a gaiola do nome, a prisão... Poetas e profetas são aquelas pessoas que abrem as portas das gaiolas que tiram as amarras dos nomes, os libertam... Por isso amigo irmão Léo, não achar nomes para essa sua experiencia é somente uma prova de sua sensibilidade... E se um dia nomear ... Te direi feliz!! Parabéns amigo poeta!! Forte Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Vocês pacificaram meu coração, não quero mais saber a terminologia dessa experiência. Pra que aprisionar algo tão sublime à uma mera palavra que não será capaz de expressar sua plenitude e ainda correr o risco de ser intencionalmente mal interpretado pelos guardiões dos nomes como mencionou marquinhos... Amigos obrigado. Que o Autor dessa experiência nos conceda outras oportunidade de vivenciá-la... Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Agora estou ocupado....

    Prometo voltar com minhas "teias de não sei o que isso quer dizer", mas já adianto que amei o texto.

    Um abraço meu pastor!!

    ResponderExcluir

Web Analytics