domingo, 20 de janeiro de 2013

Sonhei, Vi Deus


Hoje tive um sonho, nele, eu e um montão de gente chegávamos ao céu.
Com expectativa todos que estavam comigo tinham o desejo de ver a face de Deus. Logo que adentramos os portões célicos, demos de cara com uma enorme tenda rosa-choque, sua entrada era coberta por um véu negro misterioso, chegava a ser horripilante, por um momento me perguntei: será que não erramos de endereço?

Pra nossa surpresa apareceu um anjo anão trajando vestes azul-bebê, - tivemos que nos conter pra não rir da cena hilariante – ele trazia uma caixinha preta de bolinhas brancas com os seguintes dizeres: Fichas para ver Deus. Logo estávamos em uma fila desorganizada, acotovelando-nos pela bendita ficha que nos levaria a presença de Deus, e o baixinho nanico com a voz ainda mais engraçada que suas vestes e seu tamanho, pedia calma e ameaçava não distribuir as fichas caso não nos comportássemos.

Um por um fomos recebendo as fichas para vivenciar o momento tão sonhado por toda nossa existência. Enquanto aguardávamos na fila, começamos a nos conhecer, - por incrível que pareça, ninguém naquela fila se quer já havia visto o outro antes - daí cada um começou a descrever a imagem que tinha de Deus, era cada coisa mais pitoresca que a outra; uma coisa que me intrigou foi que muita gente daquela fila não imaginava que Deus tivesse a figura de um ser masculino, a ideia de um Deus-Mãe era muito mais comum do que eu imaginei, já outros tinham a imagem de um velho carrancudo com uma bengala na mão e um humor áspero, notei que estes não estavam muito a vontade e empolgados, pareciam amedrontados com o que ouviriam dentro daquela tenda; foi então que fomos surpreendidos por uma música no mínimo diferente de tudo que já ouvi, e o nanico anunciou: que entre o primeiro!

Tratava-se de um rastafári com um molejo peculiar e uma malemolência de dá inveja, ele entrou. Do lado de fora apreensivos ouvimos algumas gargalhadas vindas de dentro da tenda rosa-choque e ficamos atônitos sem entender o porquê. Alguns minutos depois ele saiu com um sorriso iluminado e o andar ainda mais leve que o da entrada. Alguém lhe perguntou, e aí, como ele é? Ao que ele respondeu: relaxa, você vai ver, e se riu compulsivamente.  O segundo foi anunciado, era um jovem com o semblante preocupado, ele encabeça a lista do grupo que via Deus como aquele velho ranzinza. Entrou em passos lentos e duvidosos, parecia não querer entrar, foi levado pela grande curiosidade que tinha; segundos depois ouvimos um grito estranho como que de um grande susto e poucos minutos depois sai o jovem com o semblante pálido, uma das mãos na boca e os passos apressados, ficamos perplexos.

Chegou a minha vez e logo meu coração disparou em palpitações, já não sabia mais o que eu realmente queria, mas fui. Ao adentrar as cortinas negras, passei por um corredor com imagens familiares de animais lindos, no final do corredor tinha outra cortina, dessa vez colorida com as cores do arco-íris, ao atravessá-la levei um baita susto, era uma sala repleta de espelhos onde vi inúmeros reflexos da minha própria imagem, alguns deles permitiram perceber-me por ângulos que nunca havia observado antes, fiquei ali girando e me olhando, como quem tinha acabado de conhecer uma nova pessoa, foi aí que de repente meus reflexos sumiram e apareceram imagens de pessoas íntimas a mim, gente que machuquei, julguei, fui preconceituoso e omisso; naquele momento meu coração apertou e eu fiquei num silêncio perturbador, mas antes que baixasse a cabeça apareceram imagens de amigos, parentes e do meu filho Emanuel, minha mente foi tomada por lembranças de momentos divinamente belos, depois as imagens sumiram e meus reflexos voltaram para os espelhos, meu tempo "com Deus" acabou.

Saí com a cara pensativa e um quase rir de canto de boca, sentei-me a beira de um lago e fiquei aguardando enquanto os outros entravam na tenda, nesse momento apareceu uma linda mulher, com traços tão perfeitos que eu não ousaria qualquer descrição, sentou-se do meu lado e suavemente me indagou: e aí, você viu Deus? Ao que eu respondi: não, infelizmente não vi. Ela com a voz ainda mais suave insistiu: Tem certeza? Silenciei-me.. Nesse momento uma voz interior me interpelou: Léo, eu não tenho uma face, mas posso ter milhares; não tenho o poder, mas posso ser energia amorosa que embala relações que tem esse propósito; não estou no tempo, mas sou o convite para dançar a eterna ciranda da vida que não para; e não sou uma filosofia, prefiro ser o mito utópico que pode ser visto, percebido, mas nunca alcançado, a não ser que vocês percebam que eu sempre estive e estou em vocês e entre vocês, eu te amo.

Enquanto eu estava me deliciando com essa doce voz, Emanuel me acordou, e eu vi Deus, de novo.


Léo Dias
Web Analytics